domingo, 2 de agosto de 2015

Grupo de Trabalho de Montanhas reune-se na sede da APA Serra da Mantiqueira


Antes de mais nada, devemos explicar que o Grupo de Trabalho de Montanhas (GT-Montanhas) foi criado junto ao CONAPAM com o objetivo principal de ordenar a visitação nos maciços da Serra Fina e Marins Itaguaré.

No ano passado (2014), o conselho recebeu informes sobre o impacto ambiental que estaria ocorrendo nestas áreas já citadas, devido a má utilização de suas trilhas por parte de montanhistas. Neste ano, novos informes chegaram, apontando o impacto ocasionado por eventos de corridas de montanhas.

A pesquisa por informações mostrou que existe uma falta de procedimentos que regulem esse tipo de atividade em todas as instâncias da região, inclusive em Unidades de Conservação mais restritivas do que a APA.

Em 25 de junho, deste ano, após debate em reunião do Mosaico Mantiqueira (MM), ficou decidido que o GT seria agregado pelo MM, com o objetivo de nortear uma regulamentação específica para este tipo de atividade em todo o território da Serra da Mantiqueira.

Os voluntários deste novo grupo GT-Montanhas realizaram sua primeira reunião presencial em 02 de julho, na sede da APASM em Itamonte-MG. Da reunião tirou-se uma metodologia de trabalho que dividiu o grupo em 03 sub-grupos, com cada um fazendo o seu planejamento e apresentando-o para todos os presentes, no fechamento da reunião.

Adicionar legenda
 Membros do GT reunidos na sede da APASM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário