domingo, 13 de setembro de 2015

III Reunião Ordinária do Conselho da APA Serra da Mantiqueira

Em 09 de setembro, no município de Liberdade-MG, os conselheiros do CONAPAM se reuniram para realizar a sua 3ª Reunião Ordinária do ano de 2015.

Na ausência do presidente do conselho Julio Botelho, a analista Selma Ribeiro encaminhou os trabalhos.

A reunião, que é aberta ao público, teve os seguintes itens de pauta:

Período da manhã:

- Apresentação do Núcleo de Estudos de Agroecologia da Mantiqueira por Bruno Negretti.

Bruno Negretti  em foto do conselheiro Rogério Rabelo

- A analista do ICMBio Máira Maia e a secretaria executiva do CONAPAM, Sandra Steinmetz (Instituto Nascente) apresentaram o projeto do Livreto de Boas Práticas.

- A analista do ICMBio Máira Maia realizou uma palestra a cerca do "Papel do Conselho/Conselheiros".

Máira Maia com o Papel dos Conselheiros em foto de Rogério Rabelo


- A secretaria executiva do conselho apresentou avaliações sobre a frequência dos membros do conselho e, a cerca do Plano de Ação do CONAPAM.

INTERVALO PARA O ALMOÇO

Apresentação e avaliação dos Grupos de Trabalho (GTs):

GT-Boas Práticas:  O conselheiro Wander Bastos (Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas) expôs o andamento dos trabalhos para a criação de um certificados de boas práticas na APA da Serra da Mantiqueira.

GT-Plano de Manejo: O conselheiro Eugenio Neto (Comite das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) anuncia que depois de todas as reuniões com comunidades nos anos de 2012 e 2013, o edital para a realização do Plano de Manejo, está para sair ainda neste mês de setembro, com recursos do AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).
Existem somente pequenos entraves burocráticos a serem contornados. O longo tempo de espera deve-se à priorização que está sendo dada aos projetos emergenciais relacionados ao problema da falta de água.
Os recursos estarão direcionados para a finalização do Plano de Manejo.

Eugenio Neto em foto de Rogério Rabelo.


GT-Mineração:  O conselheiro Eugenio Neto (Comite das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) - informa que não houve reuniões do grupo desde a reunião extraordinária do ano passado.  A plenária manifesta preocupação com relação ao extrativismo de água mineral na região da Mantiqueira.

GT-Residuos Sólidos: - A coordenação do GT esteve impedida de comparecer à reunião. O GT está rediscutindo seus objetivos e finalidade.

GT-RPPN: José Savio Monteiro (Sindicato Rural de Queluz - SP) com o auxílio da secretaria executiva do conselho, Sandra Steinmetz (Instituto Nascente) fez um breve relato sobre o encontro de RPPNs promovido pelo GT e informou sobre  os próximos passos a serem dados.

GT-Comunicação: O GT exibiu um vídeo, criado por eles, contendo a apresentação de um site de Internet (https://sites.google.com/site/conapamapasm/home) e um Blog, como ferramentas de comunicação para uso interno e externo do CONAPAM.
Houve uma breve discussão sobre a necessidade de criação de um logo para o conselho.
Rogério Rabelo (Associação dos Amigos do Gomeral) e Sandra Steinmetz (Instituto Nascente) fizeram a apresentação do Plano de Ação do GT e, anunciaram mudança na coordenação do GT. O conselheiro Rogério Rabelo entrega o cargo por falta de tempo para exercê-lo e a conselheira Sandra Steinmetz assume em seu lugar.

Apresentação do site do CONAPAM, foto de Rogério Rabelo.


GT-Montanhas: José Sávio Monteiro (Sindicato Rural de Queluz - SP) e Selma Ribeiro (Analista Ambiental do ICMBio) apresentaram a plenária a decisão tomada pelo GT, em reunião ocorrida em Itamonte, de trabalhar em conjunto com o Mosaico Mantiqueira na finalidade de criar uma regulamentação para eventos de montanha ocorridos em toda a Serra da Manriqueira, e não somente na APA. Foi enfatizada a necessidade de colaboração por parte de prefeituras e outros parceiros na comunicação de ocorrência de eventos.

Informes Gerais:

- Pedido de apoio a pedido para a retirada de areia do Rio Grande por Canoeiros.
- Anúncio de Workshop no Instituto Alto-Montana sobre Javalis (11 e 12 de setembro)
- Parque Nacional do Itatiaia comunica a reunião de seu conselho dia 19, e explica ação do corte de eucaliptos na Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá.
- O Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM) vai realizar em 23 de setembro, a partir das 8h, o I Seminário de Turismo e Educação Ambiental da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão (veja o endereço abaixo). O evento é organizado pela Câmara Técnica de Turismo e Educação Ambiental do CBH, e ocorre no campus UNIVAP (Avenida Frei Orestes Girardi, 03 Abernéssia), das 8h às 18h. As inscrições serão realizadas até 15 de setembro (terça-feira) pelo telefone (12) 3664-3229 ou pelo e-mail comitesm@terra.com.br.
- Mudança de data da próxima reunião ordinária para 12 de novembro.
- Agendamento ainda não confirmado, de reunião extraordinária em conjunto com o Mosaico Mantiqueira no dia da última reunião ordinária do Mosaico (25 de novembro), para apresentação de resoluções do GT-Montanhas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário