Em 22 de março de 2016, realizou-se na Escola Municipal Filomena Peixoto Faria, situada em área urbana de Delfim Moreira, uma palestra sobre Compostagem aos alunos do 6º Ano, seguida de uma oficina com exercício prático.
| Palestra ministrada para alunos do 6º Ano. |
A Palestra é uma das ações propostas no encontro ocorrido em final de janeiro, que contou com a participação de membros do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do CONAPAM (os moradores-voluntários de Visconde de Mauá, Resende, Joaquim Moura e Luis Armondi), da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Juliane Coura; da aluna da Fundação ROGE, Mariá de Castro Resende; do Prefeito Municipal, José Fernando Coura; do novo Chefe da APA da Serra da Mantiqueira, Paulo H. B. Oliveira; da analista ambiental da APA/ICMBio Maira Oliveira Maia; da estagiária da APA/ICMBio Ana Carolina Soares Souza Leite; dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente – AMAR, da cidade de Resende (RJ), Célia Santos e Dimas Alves; do responsável pelo Departamento de Cultura de Delfim Moreira, Wanderley Manna; do representante da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, o Sr. Flávio Barreiros da Silva; do agrônomo da EMATER de Delfim Moreira, Cléber da Mota Pereira; e do morador-voluntário do bairro Água Limpa. (maiores detalhes sobre a reunião de janeiro, leia aqui).
Considerando que 32% dos resíduos coletados na Área Urbana de Delfim Moreira são resíduos orgânicos, conforme resultados do Diagnóstico contido no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), é urgente desviá-los do Aterro Sanitário de Itajubá e transformá-los em adubo valioso por meio da compostagem, e usá-lo no próprio município.
| A participação de alunos no trabalho de coleta de palha para a composteira. |
A palestra, ministrada por Joaquim Moura, morador-voluntário de Visconde de Mauá, foi seguida de um exercício prático de realização do processo de compostagem na horta da escola, utilizando-se resíduos orgânicos de sua cozinha.
| Colocação de resíduos da cozinha na composteira. |
Durante o exercício prático, alguns alunos auxiliaram com a montagem do processo e acompanharam as orientações. Este grupo de alunos, juntamente com a professora de Ciências, ficou responsável por monitorar a transformação dos resíduos orgânicos em composto orgânico.
![]() |
| O acréscimo da palha sob e por sobre os resíduos na compostagem serve principalmente para conter possível mau cheiro. |

Muito bem, o desvio do resíduo orgânico do aterro, além da redução do gasto no transporte e da transformação em valioso adubo cumpre com a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos que permitirá ao município contar com financiamento de recursos para o saneamento.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDelfim Moreira tem tudo para que o projeto seja um sucesso!
ResponderExcluir