quarta-feira, 5 de julho de 2017

CONAPAM em Aiuruoca (MG), Relato da 2ª Reunião Ordinária de 2017

Numa quarta-feira, 21 de junho, o CONAPAM se encontrou em Aiuruoca para a realização de sua segunda reunião ordinária do ano de 2017. 


Os conselheiros do CONAPAM se sentiram muito a vontade em Aiuruoca.
Crédito da foto: Flavio Jacob.



Em seu horário da manhã, o encontro se deu no Clube Lítero Recreativo Aiuruocano, e depois do almoço a reunião prosseguiu nas dependências da Câmara Municipal.

O Presidente do Conselho, Paulo Henrique Oliveira, abriu a reunião, com o tradicional atraso para chegada dos demais membros do Conselho (alguns percorreram mais de 300 kms de viagem para chegar a seu destino) e dando boas vindas aos Conselheiros. A palavra foi logo passada para a Conselheira anfitriã, Raquel Filippo, representante da Prefeitura de Aiuruoca, que saudou a todos e apresentou, sob um contexto socioambiental, breve relato do município mineiro.

Fez-se uma contagem dos conselheiros presentes e ao se confirmar o quórum, passou-se para a aprovação das atas da 1ª e 2ª reuniões extraordinárias deste ano e da pauta da reunião. Tendo obtido a aprovação necessária da plenária, o restante do horário da manhã foi consumido com o trabalho de apresentação dos planos de ação dos Grupos de Trabalho (GT) e Câmaras Temáticas (CT) do Conselho.

Os trabalhos se iniciaram com a divisão dos conselheiros em seus grupos de trabalho, e o convite para os novos conselheiros conhecerem estes grupos. Cada grupo se reuniu brevemente, por uns trinta minutos, e discutiram entre si a sua situação atual em uma auto-avaliação de suas ações com relação ao Plano de Ação do ano passado, e fixaram novas metas e planejamento até agosto de 2018. 




Conselheiros divididos em seus GTs e CTs.


A seguir os coordenadores, ou representantes, de cada GT e CT, apresentaram para a plenária do Conselho, a sua auto-avaliação e planejamento, seguidos de questionamentos por maiores esclarecimentos de parte da plenária. Ao final de cada apresentação, abria-se espaço para que novos voluntários entrassem, ou se retirassem, dos GTs e CTs.

Antes do recesso para almoço apresentaram-se os Grupos de Trabalho RPPN (GT-RPPN), Resíduos Sólidos (GT-RS), Mineração (GT-Mineração) e Boas Práticas (GT-Boas Práticas), além da Câmara Temática de Montanhas (CTM).

Após o almoço, já nas dependências da Câmara Municipal, ocorreu a última apresentação que foi o da Câmara Temática de Comunicações (CT-Comunicações). 

Plenária do Conselho em Aiuruoca.

Sandra Steinmetz representante do Instituto Nascente no Conselho, fez uma apresentação do Projeto Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (http://www.pmma.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=1083).

A seguir o presidente do Conselho retormou a palavra e deu informes a respeito do Projeto do Plano de Manejo da APA da Serra da Mantiqueira, falou dos demais eventos do Conselho planejados para o ano de 2017 e das novidades dentro do Projeto PSA da APA.

O conselheiro Alberto Rezende, representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) apresentou o plano de prevenção e combate a incêndios florestais do Parque Estadual da Serra da Papagaio. 

Estatísticas de combate a incêndios no PESP em 2016.

O último item de pauta tratava do informe sobre o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental, ocorrido em Brasilia no início do mês de maio, tendo sido acompanhado pelo Conselheiro Elias Adriano da Associação Jaguamimbaba para o Desenvolvimento Sustentável, responsável pela apresentação do informe.

A reunião foi encerrada com os informes individuais dos conselheiros e demais presentes. 



2 comentários:

  1. Na próxima reunião nos faremos presentes, parabéns aos conselheiros pela disponibilidade, com alguns se deslocando por longo trajeto, esta reunião coincidiu data com a reunião do Fórum Mineiro de comitês de Bacias Hidrográficas ocorrido em Belo Horizonte, na qual tivemos participação importante em defesa das Estâncias Hidrominerais.

    ResponderExcluir