sexta-feira, 23 de março de 2018

Discussão do Plano de Manejo da APASM, na reunião de Pinda, ganha espaço em publicação do ICMBio


A revista "ICMBio em Foco" é uma publicação periódica do ICMBio, que em sua edição de número 460, incorporou um texto, focando a discussão ocorrida durante a 1ª Reunião Ordinária do CONAPAM em  13/03, quando da apresentação da proposta final do nosso Plano de Manejo. 

O artigo reproduzido a seguir, pode ser encontrado junto com o restante do periódico através do link:
 http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/downloads/icmbioemfoco460.pdf


APA discute plano de manejo com conselheiros


A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira (MG/RJ/SP) reuniu na última
semana os integrantes de seu Conselho Consultivo para apresentação da proposta final do Planejamento, Zoneamento e Normas aplicadas à unidade de conservação (UC), informações
que integrarão o plano de manejo da unidade. O documento vem sendo construído de forma participativa desde 2009 com o apoio financeiro de parceiros.

A apresentação foi realizada pelo coordenador do trabalho, o engenheiro florestal Valmir Detzel, da Detzel Consulting. Na ocasião, ele relembrou todo o histórico do trabalho, apresentou as Normas Gerais Propostas e Aplicadas para a UC, explicou os critérios de zoneamento do território e apresentou a análise estratégica e planos de ação resultantes dos dados colhidos nas oficinas de planejamento participativo e reuniões de planejamento realizadas.

No encontro, também foi feita uma breve apresentação do sistema online de visualização e consulta dos dados espaciais da APA – WEB SIG Mantiqueira. Os participantes da reunião puderam conhecer suas funcionalidades e como esse instrumento pode facilitar a gestão territorial das demais UCs inseridas na APA e a elaboração dos planos municipais, apoiando ações locais.

Além dos conselheiros, também participaram da reunião representantes dos setores de mineração, turismo e agropecuária interessados em se informar como suas atividades produtivas seriam afetadas pela implementação do plano elaborado. “O encontro transcorreu em clima positivo e ao final todos pareceram estar satisfeitos com os resultados de um trabalho construído participativamente e que teve seu início há quase dez anos”, afirmou Virgilio Dias Ferraz, chefe da APA.

O Conselho Consultivo validou a proposta de plano de manejo apresentada, que segue para aprovação da Coordenação de Elaboração e Revisão de Plano de Manejo (Coman) e posterior publicação.