segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

APA da Serra da Mantiqueira Festeja Aprovação e Publicação do seu Plano de Manejo.

     Texto de Selma Ribeiro                  
Analista Ambiental APASM/ICMBio

No ultimo dia 03 de dezembro foi assinada a Portaria nº 1046, aprovando o Plano de Manejo da APASM. Essa é uma aspiração antiga de quem mora na Serra da Mantiqueira, seus servidores e todos os envolvidos em sua gestão, que desde 1992 vem se organizando de forma a construir esse documento da forma mais participativa possível.


Captura de tela Diário Oficial da União, edição Nº233, quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Efetivamente, os trabalhos só foram impulsionados após assinatura de um Acordo com a Justiça Federal de Guaratinguetá, em 2009, e desde então, a equipe de gestão da APASM com o apoio contínuo dos conselheiros do seu Conselho Consultivo e parceiros em geral, uniram esforços para a construção desse documento divididos em três etapas (levantamento de dados secundários, diagnóstico histórico e cultural e planejamento). 

Pois bem, essa semana, data em que o Conselho da UC – CONAPAM deu posse aos novos conselheiros, em reunião ocorrida no dia 06/12/2012 no Parque Estadual de Campos do Jordão – SP, antigos e novos conselheiros celebraram conjuntamente mais essa conquista. Abaixo apresentamos na íntegra as declarações de alguns desses conselheiros que participaram ativamente do processo de construção do  Plano de Manejo e estão saindo do CONAPAM, mas não do dia a dia da gestão da APASM. Isso nunca!



“...compartilho minha satisfação com a conclusão dessa etapa fundamental para a gestão da APA. A data também foi bastante simbólica, pouco antes do Dia Internacional das Montanhas, 11 de dezembro, e às vésperas da realização do Mountains 2018, o primeiro grande evento internacional sobre ambientes de montanha realizado no Brasil.
Neste momento lembro das muitas pessoas e dos muitos esforços que nos permitiram chegar até aqui. Com o risco de omitir alguém (e me desculpando por isso), destaco alguns nomes que gostaria de homenagear: José Pedro Costa, André Vieira Ramos de Assis, Alfredo de Carvalho, Lino Matheus de Sá Pereira, Carlos Minc e uma saudação especial ao Edgar Kuhlmann, amigo biogeógrafo morador da Serrinha do Alambari, já falecido, que presidiu a associação de moradores local e a Fedapam – Frente de Defesa da APA da Serra da Mantiqueira.
Relembro também a rede de instituições brasileiras e alemãs envolvidas na construção do Programa Mantiqueira, em 1999, que contribuiu para o processo de gestão participativa da APA e motivou diversos projetos de grande importância, como o Fortalecimento da Gestão Participativa da APA da Serra da Mantiqueira, da Fundação Matutu, o Integrando Ações na Mantiqueira e o Programa de Gestão Sociambiental na APA da Serra da Mantiqueira, ambos da Crescente Fértil. Tais iniciativas foram realizados juntamente com entidades parceiras, entre elas o Instituto Ideas (Mauá), Partnershaft Mirantao, Projeto Centelha-Campo Redondo, Centro Comunitário Rural da Colina, Escola Estadual Visconde de Mauá, Escola Moacir Coelho da Silveira (Serrinha) e Fundação Matutu.
 Muitos outros projetos e instituições que ajudaram a levantar dados, mobilizar, apagar incêndios e formar massa crítica de apoio à conservação da serra da Mantiqueira certamente merecem registro, mas não couberam aqui neste rápido texto.”
Luis Felipe Cesar
Crescente Fértil – Resende/RJ

 “Tenho uma enorme gratidão de fazer parte do CONAPAM, por quase 9 anos, aprendi muito e evolui como pessoa, pois a convivência com essa Biodiversidade de ideias e conhecimentos, não poderia perder a oportunidade. A meta era a construção de uma proposta da possibilidade de Produzir e Preservar, atualmente conhecida como ¨ Sustentabilidade¨, e com a honrosa oportunidade de participação na construção do Plano de Manejo, deixamos os Caminhos traçados. Desejo que desenvolvam um grande trabalho, e estaremos sempre por perto acompanhando...”
Wander Bastos
Sindicato Rural de Cruzeiro e Associação dos 
Sindicatos Rurais do Vale do Paraíba.

“Eu me orgulho de dizer que estive na reunião de criação deste Conselho, recém-chegada na região. E que passei por muitos conflitos dentro do Conapam, mas sempre prevaleceu meu compromisso pessoal (e depois institucional) de colaborar pela gestão da Serra da Mantiqueira. Hoje vivo na serra e daqui não saio. E dentro deste meu novo momento de vida, vou continuar buscando formas de proteger e conservar este precioso ambiente, suas águas e a cultura que aqui se desenvolveu.”
Alexandra Andrade
Rede de Atores da Restauração Florestal 
do Vale do Paraíba.

“Fazer parte desse grupo me trouxe um sentimento de gratidão muito grande.  Me apresentei como representante do setor industrial para contribuir com a sustentabilidade entre o setor produtivo e o meio ambiente e aprendi muito mais do que eu poderia imaginar. A diversidade de visões e de opiniões entre os conselheiros me enriqueceu muito, especialmente com a oportunidade de ajuda a construir com muitas mãos o plano de manejo, deixando um caminho para o uso racional desse ambiente. Espero ter contribuído com a APA da Mantiqueira da mesma forma que me sinto contribuído por ela. Desejo que todos os novos conselheiros desenvolvam um bom trabalho e achem novos caminhos para a preservação e o uso racional da nossa querida Serra da Mantiqueira.”
Eddie Van Tilburg
Presidente da AISCR - Associação das Industrias de Cruzeiro/SP.
Diretor Regional da Fiesp

“Caros amigos, mais uma missão cumprida e o nosso legado para esta e as futuras gerações o PM da APASM, é a coroação do esforço e dedicação de todos: conselheiros, servidores e moradores da Mantiqueira. A Associação Jaguamimbaba me deu a oportunidade de ser seu representante, me sinto honrado por ter participado desse momento impar na história do CONAPAM, seremos sempre APA da Serra da Mantiqueira,esta é a nossa missão.”
Elias Adriano Silva
Associação Jaguamimbaba – Cruzeiro/SP
  
“Fazer parte dessa grande família que é o CONAPAM é uma honra, durante esses oito anos sendo quatro anos como ouvinte e mais quatro anos como conselheira. Uma missão várias vezes difícil, pois o caminho era longe e sem carona era complicado, mas grandes amigos sempre colaboraram comigo. Eu só tenho a agradecer a cada um e fico feliz por fazer parte dessa grande família chamada Serra da Mantiqueira. E não posso esquecer que quando a APA, completou trinta anos eu fui a escolhida , para fazer uma pequena explanação. Obrigada por todo o aprendizado. Parabéns aos velhos guardiões da nossa Serra e sejam bem vindos os novos conselheiros.”
Niuceia Vieira
Sociedade Amigos do Bairro Ribeirão Grande.
 Pesque Truta Ribeirão Grande – Pindamonhangaba/SP

“Gostaria de agradecer por estes 6 anos de convivência e aprendizagem!!! Ver esse plano aprovado é o fechamento de uma trajetória de muita luta e dedicação dos amigos, gestores e equipe da APA, como também, dos conselheiros que passaram pelo CONAPAM!!! Para mim, participar do CONAPAM foi uma honra e um grande aprendizado, tanto profissional como pessoal... Fiz vários amigos ao longo dessa trajetória... Tento replicar tudo que aprendi nos demais conselhos que atuo... Agradeço imensamente por poder fazer parte dessa história!!! Sempre que possível, estarei presente com vocês!!!!”
Stella Souza Guida
Instituto SuperAção – Itanhandu/MG

 “Participar do CONAPAM e fazer parte do conselho por cerca de oito anos foi uma honra e de grande aprendizado pessoal e profissional, que só me engrandeceu e me evolui como pessoa, vivendo nesse período uma experiência de convivência social e ambiental muito importante, que mesmo com alguns embates, foram construídas grandes amizades e respeito a todos, fortalecendo o amor pela Serra da Mantiqueira, ficando muito feliz com a concretização do plano de manejo, depois de anos de trabalho e de anos de esforço de toda a equipe da APA e de seus conselheiros, que certamente resultará em muitos frutos positivos para a unidade de conservação, desejando boa sorte a todos e estaremos sempre juntos, pois unidos cuidamos para as futuras gerações.”
José Sávio do Amaral Jardim Monteiro
RPPN Serra da Mina e 
Prefeitura Municipal de Guaratinguetá/SP.

  

Agradecemos imensamente toda dedicação desses e dos demais conselheiros e moradores da APA da Serra da Mantiqueira, que se envolveram fortemente em todas as etapas de construção desse longo processo.

  

Aqueles que tiverem interesse, o arquivo digital com o texto do Plano de Manejo pode ser baixado e/ou aberto para leitura através do link: 

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/plano-de-manejo/plano_de_manejo_serra_da_mantiqueira_2018.pdf

  


Conselheiros no Parque Estadual de Campos do Jordão.