sábado, 25 de agosto de 2018

Convite para 1ª Reunião Extraordinária do CONAPAM em 2018 - Cruzeiro (SP)


Na última reunião do CONAPAM ocorrida em junho, no município de Marmelópolis, houve manifestações da plenária indicando haverem certas dúvidas com relação ao projeto de implantação de uma Trilha de Longo Curso (TLC), a Trilha Transmantiqueira, cortando o território da APA da Serra da Mantiqueira. 

Poucos dias mais tarde, em 28 de junho, numa reunião do Conselho Mosaico Mantiqueira (conselho formado por gestores de todas as UCs que compõe o Mosaico e mais representantes da sociedade civil indicados pelo conselho consultivo de cada UC), também foram levantadas questões sobre a Trilha Transmantiqueira e a aplicação das normas para eventos e corridas de montanhas. 

Como esses conselhos possuem um número significativo de conselheiros em comum, e atuaram em parceria quando por ocasião da criação das normas para eventos e corridas de montanhas, houve um consenso de que poder-se-ia fazer mais uma reunião em conjunto para discussão e esclarecimento das dúvidas quanto a implementação da Trilha Transmantiqueira. A proposta então seria a de uma mesa redonda, com apresentação de informações sobre o tema e, ao final, uma discussão aberta sobre a questão.



A data acertada para esta reunião é o dia 04 de setembro, no horário entre as 13:00 e 18:30 hs. O local escolhido para sediar a reunião é o município de Cruzeiro (SP), no Museu Major Novaes, localizado na rua Dona Titã, nº 180, bairro de Vila Canevari

Segue a programação para a reunião:

13:00hs: Abertura da plenária e boas vindas  (Presidentes dos Conselhos)

13:30:hs: Apresentação de uma visão geral do que é o Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso – (ICMBio)

14:00hs: Apresentação sobre a situação atual das ações em curso ao longo da Transmantiqueira: (Coordenador da CT Montanhas – CONAPAM)

15:00hs: Apresentação de propostas técnicas para implementação em trechos da Transmantiqueira: (AMPM – Programa de Voluntariado da APASM)
- Mitigação dos danos em ambientes úmidos (Vale do Ruah especialmente);
- Definição do melhor traçado ao longo da Serra fina (via alternativa);
- Regulamentação do uso comercial da Serra Fina.

16:30hs: Intervalo

17:00hs: Debate em plenária para encaminhamentos.

18:30hs: Avisos e encerramento.


Lembrando sempre que nossas reuniões são PÚBLICAS e ABERTAS À PARTICIPAÇÃO DE TODOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário