sexta-feira, 17 de julho de 2015

Festa de Comemoração dos 30 Anos



Em 10/06/2015 comemoramos os 30 anos da APASM, com um "Arraiá" na sua sede em Itamonte (MG), contando com cerca de 120 pessoas de diversas regiões da APA, de diferentes instituições e comunidades.


 Inicialmente houve a mesa solene com as boas vindas da Diretora de Turismo de Itamonte, Lily Maria Taylor da Cunha e Mello, e a participação de José Pedro de Oliveira Costa, um dos responsáveis pela criação da APA, que mostrou a importância geológica, ambiental e cultural da Mantiqueira e o histórico de criação junto a Paulo Nogueira Neto, mentor das Áreas de Proteção Ambiental no Brasil. Falaram também Luiz Felipe Cruz Lenz Cesar, representando o Mosaico de UCs da Mantiqueira, Ana de Castro e Costa, representando a AGEVAP (que irá apoiar a fase final de elaboração do Plano de Manejo da APA), Niuceia Fernandes Nogueira Vieira, representando as comunidades da APA, Sandra Steinmetz, apresentando o livreto em elaboração das práticas sustentáveis na APA e Júlio Cesar Antunes Botelho, chefe da APA. No final, foram feitas homenagens àqueles que muito se dedicaram/dedicam à região. 

Depois fomos contemplados com a apresentação do violeiro Marcelo Tivera e muita comilança! Finalizando junto à fogueira, ocorreu a apresentação da Companhia de Folia de Reis do Morro Grande, bairro rural de Itamonte. Dessa forma, a festa também divulgou e fortaleceu a cultura regional, um dos motivos da concepção da APA de acordo com seu decreto de criação.

Agradecemos a todos que colaboraram com esta festa, especialmente aos Conselheiros, a equipe do ICMBio e Prefeitura de Itamonte.

Sandra Steinmetz, Instituto Nascente
Máira Oliveira Maia, ICMBio


Nenhum comentário:

Postar um comentário