sexta-feira, 17 de julho de 2015

Um Pouco Sobre A APA Serra da Mantiqueira



(o texto a seguir, foi adaptado do discurso do Chefe da APA e Presidente 
do CONAPAM, realizado durante a festa de 30 anos da APASM em Itamonte-MG)



Portão da sede da APASM em Itamonte-MG


Neste mês de comemoração dos 30 anos, gostaria de contar um pouco sobre a história desta importante Unidade de Conservação. Em 03/06/1985 foi decretada a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APASM), com o intuito de proteger e preservar parte de uma das maiores cadeias montanhosas do sudeste brasileiro; a flora endêmica e andina; remanescentes dos bosques de araucária; a continuidade da cobertura vegetal do espigão central e das manchas de vegetação primitiva; a vida selvagem, principalmente espécies ameaçadas.

Para a sua gestão muitos foram e são os entraves:
- de 1985 a 2002, apenas 3 chefes  garantiam uma proteção mínima;
- em 2002, com mais 2 analistas ambientais, alavanca-se a proteção na APA;
- em 2003, muda-se a chefia, e começa a participação social na gestão;
em 2004, houve a criação do CONAPAM;
- em 2006, há a renovação dos analistas;
- em 2007, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) passou a gerenciar as Unidades de Conservação.
- Em 2008, chega-se a 6 Analistas Ambientais além do Chefe, contribuindo para reduzir drasticamente o número de atendimento a processos.
- Em 2012 há a saída de 2 analistas. Hoje  são  5, e só 3 em exercício.

Em 2012 também foram feitas 50 reuniões da 2ª etapa do Plano de Manejo, o levantamento socioeconômico e cultural, proporcionando melhor conhecimento da APA, sua população e sua dinâmica. A gestão despertou-se para um viés mais social, sem abandonar a proteção.

Fazer a gestão desse território é uma tarefa hercúlea. Afinal são 30 municípios em 3 dos Estados mais importantes do país, com modos de vida completamente diversos. Por vezes esta tarefa é extremante desgastante, mas por muitas vezes muito prazerosa. 





Falta-nos um maior apoio do Ministério do Meio Ambiente através da regulamentação da categoria APA, tirando-a do papel e proporcionando um desenvolvimento maior na gestão.

Atualmente, devido às questões políticas e econômicas pelas quais passa o país, maiores dificuldades se vislumbram, mas é preciso ressaltar que não são só lágrimas. Assim como nas montanhas, por vezes nos recolhemos em seus vales, mas por outras ao alcançarmos o cume temos um horizonte que nos faz ter a certeza de que muito de bom está por vir. O próprio dinamismo da APA da Serra da Mantiqueira nos faz ter essa certeza.

O Plano de Manejo logo se findará com a elaboração da 3ª e última etapa e com isso teremos além do zoneamento e planejamento, um WEB SIG interativo, que será o maior avanço do ICMBio para a gestão territorial.

O CONAPAM está em real processo de amadurecimento, já contribuindo fortemente para a gestão da APA. A relação de confiança e parceria estabelecida com a equipe da UC e os conselheiros desde 2004 vem alavancando e tornando a gestão mais transparente, determinando o caminho a seguir.

Aproveito para agradecer e elogiar os analistas  e chefes que contribuíram para que a APA saísse do papel, aos servidores terceirizados, responsáveis pela conservação e segurança, que nos dão o apoio incondicional para que possamos realizar a nossa tarefa diária. A todos os brigadistas que estiveram conosco nessa jornada e também à nossa querida secretária Carla, pela calma, paciência, e por saber onde e como está tudo.


Júlio César Antunes Botelho, Chefe da APA

Um comentário:

  1. Parabéns à APA. Pena não ter podido comparecer a festa.

    Marcelo Brito

    ResponderExcluir