quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Monitoramento e Manutenção de Trilhas da APA da Serra da Mantiqueira

Texto de Mantiqueira Bem* e analistas da APASM


*  O MantiqueiraBem é um movimento para preservação ambiental da Mantiqueira iniciado em São José dos Campos.


Com a participação de Voluntários, o ICMBio desenvolve ações de monitoramento e manutenção de trilhas da APA da Serra da Mantiqueira.

O objetivo é garantir a qualidade da experiência do visitante e promover a sustentabilidade ambiental das trilhas.

Uma inédita articulação entre gestores públicos ambientais, proprietários, montanhistas e ambientalistas vem realizando ações de monitoramento da visitação e manutenção de trilhas da APA da Serra da Mantiqueira. Esses temas ganham importância durante a temporada de montanhismo que ocorre entre os meses de junho a outubro, quando o clima favorece a prática. Ecossistemas de montanha são frágeis e o aumento da presença humana nessas áreas frequentemente causam impactos ambientais negativos, tais como: abertura irregular de áreas de camping, deposição de lixo e fezes e fogueiras. 

Em consequência, já é possível verificar desequilíbrios como proliferação de ratos, e avistamento de outros animais em busca de alimento, como lobos-guará e tamanduás, incomuns nessas áreas.

Isso somado ao aumento do pisoteio, que além de danificar as trilhas e dificultá-la ainda mas a cada temporada, causa danos às áreas de nascentes, favorece a instalação de processos erosivos e o assoreamento dos córregos. Trilhas mais difíceis também têm maior risco de acidentes.

A APA da Serra da Mantiqueira é uma unidade de conservação federal do grupo de uso sustentável que, diferentemente de um Parque Nacional, não tem portaria de entrada, pois é composta por terras privadas. Assim, não há como ter um controle restritivo da visitação. Por isso a ação dos voluntários, gestores, proprietários, montanhistas e ambientalistas é fundamental para que se tenha uma gestão ambiental integrada desse território. O mais interessante é que todos os esforços se unem para a sensibilização de guias e montanhistas, tornando a experiência na montanha sempre melhor. Por isso é tão importante que todos assinem os livros-cume e se envolvam nos mutirões de manejo de trilha que ocorrem com frequência. Os guias são protagonistas, pois são responsáveis pelos seus grupos e fazem toda a diferença na redução dos impactos na montanha, ensinando o comportamento fundamental neste ambiente.

Se você também sente o chamado da montanha e que colaborar, fique ligado: reuniões e mutirões acontecem frequentemente. Divulgue onde estão os livros cumes: Picos dos Marins, Pico do Marinzinho (novo), Pico do Itaguaré, Capim Amarelo, Pedra da Mina e Picos dos Três Estados. As informações registras nos livros já estão sendo sistematizadas e servem para gerar estatísticas que darão base para ações de gestão ambiental e de manejo da visitação.

Se você é guia ou montanhista, na próxima vez que planejar ir para a montanha, preencha o formulário online que foi elaborado pela Câmara Temática de Montanha, que faz parte do Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira. Com isso você estará colaborando para a gestão ambiental das trilhas mais incríveis da nossa região.

No último dia 15 o grupo fez um levantamento em campo da trilha que dá acesso ao Pico do Itaguaré. Nessa expedição de reconhecimento o grupo identificou os trechos mais críticos e estimou o material necessário para as intervenções de manejo. O próximo passo será marcar a data do mutirão e unir forças para recuperar e manejar essa importante trilha.

Se você puder ajudar com a doação de materiais para as ações acima, entre em contato com a APASM pelo e-mail visitacaoapaserradamantiqueira@icmbio.gov.br ou com a Campanha MantiqueiraBem via e-mail: mantiqueirabem@gmail.com.

Enquanto isso, confira o Manual Completo de Comportamento na Montanha para que você possa incentivar outras pessoas a preservar a nossa Mantiqueira durante suas aventuras. 

O movimento MantiqueiraBem (link para Facebook) está constantemente produzindo materiais educativos para conscientizar e educar os visitantes. Acompanhe, compartilhe essas informações e ajude a mudar essa história!

Pico do Itaguaré visto da Pedra Redonda, 
imagem de Juliane Januncio



Nenhum comentário:

Postar um comentário